terça-feira, 16 de novembro de 2010

As flores comestíveis nas nossas refeições do dia – a – dia




Já há muitos séculos que se utilizam flores em culinária.



As flores comestíveis têm proteínas, vitaminas A, B, C, E, aminoácidos, gordura, amido e muitos minerais importantes para uma alimentação saudável e completa.





Já na Antiguidade, o uso das flores como alimento era do conhecimento de alguns povos como, por exemplo, a Althaea officinalis, conhecida pelos ingleses como marshmallow. As suas flores cor-de-rosa eram utilizadas em saladas.



Mais “modernamente”, as senhoras inglesas do tempo da rainha Vitória serviam aos seus comensais um prato sofisticado, ou seja, pétalas de rosa cristalizadas – as pétalas eram cobertas com clara de ovo e um pouco de água e, na hora de servir, polvilhavam-nas com açúcar.



Existem algumas que são mais conhecidas, pois temos à nossa mesa quase que diariamente, como a couve-flor, os brócolos, a alcachofra e a flor de abóbora,

Mas, também são comestíveis as capuchinhas, as rosas, as begónias, as calêndulas, os amores-perfeitos, os crisântemos, as tulipas, as flores de alfazema, as cravinas, verbenas-limão, girassol, cravo, prímulas, cravo da Índia, lírios, jasmim, gladíolo, violeta, borragem, dente de leão, papoila, gardénia, malva, alteia, magnólia, camomila, petúnia, gerânio (sardinheira), margarida, valeriana, dália (o tubérculo também é comestível), hibiscos e ainda flores de rúcula, sabugueiro e laranjeira.



As flores frescas podem ser guardadas no frigorífico durante10 dias, se estiverem bem fechadas. Coloque uma toalha de papel húmida dentro do recipiente com as flores.



Nos dias de hoje, a rosa é oferecida em saladas, geleias e tortas, que apresentam um sabor todo especial.



As pétalas de rosa há muito que são usadas em infusões e conservas. Agora são ingredientes de eleição para sobremesas e conferem um sabor suave e muito agradável a fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada deliciosa e rica em vitaminas.



A capuchinha, muito decorativa, de gosto levemente picante e rica em vitamina C, combina na perfeição com saladas.

Nativa do Peru, foi introduzida na Europa no final do século XVI e hoje é cultivada em todo o mundo.

A capuchinha, ou chagas, de que também se come a folha, é famosa pelas suas propriedades anti-anémicas.



Já na Idade Média, a calêndula, originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos.

As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão.



Nativo da Europa e Ásia Ocidental, o amor-perfeito encantou o mundo inteiro. Além de lhe serem atribuídas propriedades diuréticas, é muito requisitado para saladas e sobremesas.



A flor da borragem, oriunda do norte de África, é secularmente conhecida por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. Deve ser sempre utilizada fresca, uma vez que perde as suas propriedades depois de seca, e marca presença frequente em saladas ou em bolos e sobremesas.



A begónia, a tulipa, a alfazema e o gerânio são também contempladas nesta selecção, e as suas utilizações variam consoante a imaginação e a experiência dos cozinheiros, tendo sempre em conta as suas características – no fundo, tal como se utiliza qualquer outro ingrediente em culinária.





• Os vinagres e os azeites podem ser aromatizados com flores.

• Salpique flores nas suas saladas para ficarem mais coloridas e apetitosas.

• Faça cubos de gelo com flores.





Prepare as flores.



Existem várias coisas a fazer antes de poder usar as flores.



1-Colha as flores. O melhor momento para colher flores é logo de manhã. Ou no fim da tarde, após o calor do sol ter baixado, se as flores aparentarem estar em boas condições.

2-Remova os estames e pistilos. Se forem óbvios (em flores grandes), remova-os. As partes brancas e grandes, os estames e os pistilos normalmente são amargos, e não devem ser ingeridos.

3-Lave as flores.

4-Deixe secar no ar.

5-Estão prontas a utilizar.



Avisos

• Evite consumir flores nas quais foram usados pesticidas. Se não tiver a certeza, evite-as. Não coma flores vindas de floristas - elas podem ter sido borrifadas com produtos químicos.



• FLORES VENENOSAS - Lírios do vale, violetas africanas, azáleas, dedaleira, narcisos, e outras. Evite-as e aprenda a reconhece-las.

• Evite - as flores do tomate, batata, beringela, pimentos e espargos.

• Se estiver em dúvida, não use.

Nenhum comentário:

Postar um comentário