segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sinal de Alerta



Bastante chuva em Fpolis e eu como sempre adoro ler, escrever, meditar, refletir, dormir, comer um bolinho de "chuva" com café , como também estar com alguém envolvida de romantismo, etc....Sou assim mesmo, procurando viver a Vida em todos os sentidos, mas, para que tudo isso aconteça é preciso que o nosso corpo e mais precisamente nossa Mente estejam em perfeita harmonia. Bem, acabei de tomar meu café com bolinho de "chuva", estava uma delícia e agora aqui estou, refletindo e escrevendo. Nesse momento estou pensando no Stress, tenho muita tendencia a ficar Stressada, como também a maioria das pessoas Hoje, isso não era para acontecer, pois, temos tantas alternativas para aniquilar esse Mal que tantas doenças provocam no Ser Humano. O cérebro e a mente reagem ao stress e isso reflete na saúde, identificar seus efeitos nocivos é fundamental para prevenir graves consequencias. Acessos de raiva, ataques do coração, enxaqueca, úlceras no estômago, síndrome do intestino irritável, perda de cabelo nas mulheres, o câncer e outras doenças, todas causadas em sua grande maioria, provocadas pelo Stress. A Natureza dotou nossos antepassados pre´-históricos de uma ferramenta para ajuda-los a enfrentar ameaças: um sistema rápido de ativação capaz de aguçar a atenção, acelerar as batidas do coração, dilatar os vasos sanguíneos e preparar os músculos para lutar ou fugir do urso que invadia a caverna. Porém, nós, os humanos modernos, estamos constantemente sujeitos ao Stress decorrente de trânsito, prazos, contas, chefes coléricos, companheiros irritadiços, barulhos e, ainda, de pressão social, doenças físicas e desafios intelectuais. Como resultado, muitos órgaõs de nosso corpo são atingidos por uma descarga implacável de sinais de alarme que podem danificar e prejudicar a saúde. O que exatamente acontece no cérebro e no corpo quando estamos estressados? Quais órgãos são ativados?  Quando os alarmes começam a causar problemas críticos? Eu , Hoje, já me conheço tão bem, que sei exatamente, quando começo a ficar stressada e consequentemente a Depressão, todo meu organismo emite sinais de Alarme e procuro ficar atenta, do contrário terei problemas sérios. Quando o Stress começa, o hipotálamo, uma pequena área profunda do cérebro, entra em ação. Ele contém vários núcleos diferentes, ou conglomerados de neurônios, responsáveis por tarefas diversas, entre as quais regular o sono, o apetite e o equilíbrio entre diferentes hormônios.  Costumo falar quando isso acontece comigo , que, "meus neurônios estão desequilibrados".  Pois é, o meu socorro, são as alternativas que a própria Natureza me oferece, através de plantas medicinais ou buscando outros meios naturais, porém, quando o Ser Humano, não tem a Fé nesses recursos ou em casos graves, há necessidade de ajuda de algum profissional para ingestão de drogas ou remédios para controlar o avanço do Stress. O Stress ou uma pessoa stressada é o caminho para doença, suicídio, loucura, desequílibrio e morte. Vamos ficar alertas e observar os sinais que o seu corpo emite, pois os neurônios transmitem todas as mensagens através de diversos órgaõs que sustentam nosso viver nesse imenso Universo criado por Deus. Portanto, nossa Mente precisa de lucidez e equilíbrio para estar em perfeita harmonia com os demais órgaõs gerando sempre Saúde Mental e Física ou estacionamento de uma doença crônica.  Aconselho todos a ter sempre um tempinho para Meditação ou momentos de introspecção enfocando mais Natureza , luzes coloridas ou mensagens positivas para nossa Mente e ativar nossos Neurônios a trabalharem harmoniosamente para o nosso Bem Viver! Agradeço sempre todas as mensagens enviadas para mim, através de livros, músicas, meditação, palestras, rituais, enfim, sempre envolvendo Deus Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário